Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (322 votos)






Partilhe esta Página





15- ECTOPLASMA E SUAS FUNÇÕES

15- ECTOPLASMA E SUAS FUNÇÕES

ecto_1.jpgectoplasma_2.jpg

 

Ektos, vem do grego -  significado - exterior

plasma - significado  -  molde, modelado para fora.

ECTOPLASMA -  é a materia elétrica que se despreende  do medium nas manifestações dos fenômenos espiritas.   O ectoplasma é um nível de substância física mais sutíl do que o estado gasoso.  Á nivel de densidade física teriamos, uma gradação de matéria indo do sólido a etérico, passando pelos estados intermediários dos líquidos e gasosos.  O ectoplasma pode ser retirado das pessoas presentes numa sessão espírita, além do medium.`

 O ectoplasma não é visível à visão comum, mas as vezes pode  ser  perceptivel pelo tato.  É descrito como viscoso, reptilico (relativo ou pertencente a reptil) , frio, quase oleoso.  No entanto pode impressionar uma chapa fotografica, já que esta  é sensível a certos comprimentos de ondas luminosas não perceptiveis à vista humana.  A prova está  quando aparecem aparições de formas de espíritos em negativos de filmes comuns.

 

As formações octoplasmáticas são, geralmente, destruidas pela luz branca.  Mas a luz vermelha , se não for forte, parece não prejudicar as estruturas.

 

Nas sessões de efeitos físicos, a matéria ectoplasmatica é expelida pelo lado esquerdo do medium, saindo do chakra esplênico(sobre o baço) nos casos de materialização.  Outras vezes sai pelas mãos, pés, nariz e boca formando hastes ou barras que ficam ligadas numa extremidade ao medium, e na outra, ao objeto que vai ser movimentado.  Em alguns casos,  a haste projetada pelo medium adere ao solo e caminha até o objeto que  é agarrado por sucção.  Às vezes  escutam-se " aspiradores" escorregando pela madeira ou cimento.

 

CASOS DE LEVITAÇÃO DE OBJETOS ocorre uma rigidez muscular do médium que lhe provoca perda de peso, já que, além da substância etérica, matéria líquida, e gasosa, é consumida no fenômeno.  Em  geral quando  se coloca um objeto dentro do espaço ocupado pela haste, a comunicação entre esta e o medium é interrompida e a haste se desintegra.

 

As  hastes, além de produzirem movimento de objetos (psicocinesia, na parapsicologia) causam golpes, batidas sincronizadas e diversos ruídos(toribismo).  Os golpes são acopmpanhados de diminuição de peso dos mediuns, pois ocorre uma reação mecânica que faz com que eles demonstrem sacudidas espasmodicas.  A separação da matéria  ectoplasmática parece operar-se por essas sacudidas involuntárias, e até certo ponto todos os presentes são afetados.

 

Os pesquizadores, conhecidos como metapsíquicos, realizaram diversos experimentos nas sessões espirítas de efeitos físicos:  Amadou, Richet, Aksakof, willian crookes e outros fizeram importantes constatações.   W.J. Crowford, utilizou corantes para traçar os movimentos do ectoplasma.

 

Colocou a sustância em seu caminho e verificou que o rastro colorido deixado mostrava que o ectoplasmasaia da região inferior do tronco do medium , descia ao longo das pernas, penetrava nos sapatos, passava entre a meia e a sola e dirigia-se em direção ao objeto a ser movimentado.  Depois, tornava a entrar pela mesma região por onde saira.

 

A saida do ectoplasma é acopmpanhada de fortes movimentos musculares em todo o corpo.  Ocorre um encolhimento das partes carnudas do corpo situadas abaixo da cintura.  Elas diminuem de volume.

 

No caso de materializações de entidades astrais(pessoas falecidas) o medium fornece a matéria eterea que funciona como intermediária para trazer as forças astrais até a matéria física.

 

obs: qualquer perturbação ou tentativa para agarrar a forma-espírito, pode provocar a morte do medium.

Algumas vezes a matéria retirada dos mediuns basta para formar uma mão etérica com dedos, que seguram um lápis e escreve.  Algumas vezes, o corpo do medium diminui   podendo chegar a 20 quilos, enquanto a forma materializada aumenta de pêso.

 

São conhecidos os perigos que correm os mediuns de efeitos físicos,  principalmente quando a forma materializada é tocada ou ferida.  Isto se dá devido ao fato de que a matéria etérica que anima a forma materializada mantém ligação com o medium doador.  Ocorre, então, o fenômeno conhecido como repercussão.

 

O medium de efeitos físicos possui, geralmente, devido a disturbios de ordem emocional ou neurologico, uma certa decoesão  em seus corpos. Os corpos etérico e físico denso podem ser facilmente afastados e é este duplo deslocado que fornece a base física aos fenômenos de materialização.

 

A foto kirlian(da aura) capta este campo mais rarefeito de partículas sub-atômicas  Na verdade, a foto de alta frequência (termo tecnico, da foto da aura) registra os chamados " globulos de vitalidade", citados pela  teosofia, que já cumpriram sua tarefa de vitalizar o organismo, através dos chakras(centros de força) e estaõ sendo expelidos pelos poros.

 

Este corpo bioenergético, como é chamado pela parapsicologia, ou " duplo eterico"  teosófico, é o responsável pelo estado de saúde geral do indivíduo.  Estando ele fragmentado, produzirá, no corpo físico denso, fraqueza, doenças nervosas, e diversos estados de debilidade.  essa aura de saúde, estando fragmentada, também facilita a entrada de germes, virús e bactérias.  Um terapeuta que se utiliza da foto kirlian,  pode fazer diagnósticos preventivos da doença que ainda não chegam ao organismo e já estão manifestados no  "duplo"

 

As curas e cirurgias mediúnicas, são realizadas no perispírito .

fonte de pesquisa:  jornal ganesha(exoteéico) - escrito o artigo por Milton Botelho